Para medir o consumo de um veículo e se o mesmo está em conformidade com os rigorosos limites de emissão de gases de escape, todos os veículos novos passam por um procedimento de teste padronizado. Desde 1 de setembro de 2017, o novo “Teste Mundial Harmonizado de Veículos Ligeiros” (WLTP) foi aplicado em toda a UE para novos veículos de passageiros. Após o NEDC (Novo Ciclo de Condução Europeu), que estava em vigor desde 1992. <A publicação dos valores do novo teste do ciclo de condução é obrigatória para todos os fabricantes a partir de 1 de setembro de 2018>. Nesta página encontrará os factos mais importantes sobre o WLTP e quais as principais diferenças para com o NEDC, assim como informações sobre a norma EURO 6d-TEMP e como ela se relaciona com o Real Driving Emissions Procedure (RDE). 
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WLTP vs. NEDC

WLTP NEDC
Temperatura no arranque 14°C 20-30°C
Tempo do ciclo 30 min 20 min
Proporção do tempo de pausa 13% 25%
Duração do ciclo cerca de 23 km
cerca de 11 km
Velocidade Média: 46.6 km/h
Máxima: 131 km/h
Média: 34 km/h
Máxima: 121 km/h
Potência de condução

Média: 7 kW

Máxima: 47 kW

Média: 4 kW
Máxima: 34 kW
Influência dos equipamentos opcionais, ar condicionado (AC) e resistência ao rolamento.
O equipamento opcional é tido em consideração para efeitos de peso, aerodinâmica e resistência ao rolamento. Sem ar condicionado.
Os valores apenas consideram a resistência ao rolamento.

WLTP: Dados mais realistas de consumo

O Teste Mundial Harmonizado de Veículos Ligeiros (WLTP) foi introduzido a 1 de setembro de 2017 e alguns novos veículos passaram a ser homologados usando o ciclo de condução WLTP. 12 meses mais tarde tornou-se obrigatório para todos os veículos de passageiros e, o mesmo, sucedeu ao anteriormente utilizado Novo Ciclo de Condução Europeu (NEDC). Embora os valores sejam calculados usando um ciclo de condução standard e pré-definido em equipamento de teste, o WLTP facilita aos nossos Clientes a estimativa de consumo diário dos seus carros e cria um novo nível de transparência.

 

O WLTP considera:

  • Dinâmica de condução e condições externas (temperatura, piso, etc.) mais realistas
  • Distância de teste superior
  • Velocidade média e máxima superiores
  • Menos paragens
  • Mais travagens e acelerações

 

O perfil de condução do novo ciclo de condução vai mais ao encontro das operações do dia-a-dia, não sendo somente medido para um nível de equipamento específico, mas tendo também em consideração a influência de equipamento opcional adicional.

Vai encontrar os valores WLTP dos veículos Opel no Configurador.

O que é o ciclo de condução WLTP?

O ciclo de condução WLTP

O ciclo de condução do WLTP consiste em várias fases, baseadas nos perfis de condução diárias dos utilizadores de todo o mundo. O ciclo de condução WLTP é muito mais dinâmico que o NEDC e reflete acelerações maiores, uma velocidade média superior e uma velocidade máxima superior para refletir uma maior aproximação ao comportamento real de condução.

 

Cada combinação de motor/transmissão de um determinado tipo de veículo é testada com o equipamento mais económico do veículo, bem como, com o equipamento com o maior consumo de combustível. Embora a introdução do WLTP tenha resultado num aumento dos valores de consumo de combustível e de emissões CO2 publicados, estes estão agora muito mais próximos do consumo real de combustível e das emissões de CO2.

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  • O ciclo de condução WLTP

    O ciclo de condução WLTP

    O ciclo de condução do WLTP consiste em várias fases, baseadas nos perfis de condução diárias dos utilizadores de todo o mundo. O ciclo de condução WLTP é muito mais dinâmico que o NEDC e reflete acelerações maiores, uma velocidade média superior e uma velocidade máxima superior para refletir uma maior aproximação ao comportamento real de condução.

     

    Cada combinação de motor/transmissão de um determinado tipo de veículo é testada com o equipamento mais económico do veículo, bem como, com o equipamento com o maior consumo de combustível. Embora a introdução do WLTP tenha resultado num aumento dos valores de consumo de combustível e de emissões CO2 publicados, estes estão agora muito mais próximos do consumo real de combustível e das emissões de CO2.

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Euro 6 e RDE

Diferenças nos procedimentos de ensaio WLTP RDE
Temperatura 14°C - 23°C
3°C - 30°C
condições de teste moderadas

Peso
Veículo vazio
+ condutor + 15% de carga

Até 90% de carga adicional
Duração
30 minutos
90 - 120 minutos
Percursos
Percurso predefinido
Qualquer percurso (urbano, extra-urbano, auto-estrada) no âmbito das condições de teste

O teste de condução real

Para estar em conformidade com a futura norma de emissões Euro 6d-TEMP, os valores de emissão comunicados terão de ser comprovados em condições de teste mais rigorosas. Isto significa que os limites de emissões de Óxido de Azoto (NOx) e de partículas, não só deverão cumprir os padrões WLTP como terão de ser verificados num teste de condução real.

 

Assim, o teste RDE (Real Driving Emissions) não pressupõe um ciclo de condução fechado, mas sim um ciclo de condução dinâmico e diversificado, em que as condições de trânsito, as condições atmosféricas (vento e temperatura exterior), a distância a percorrer e as zonas de aceleração são selecionáveis livremente, considerando os dados estatísticos do local.